Boas Vindas

Bem Vindos ao tips4mummy, um blog feito de mãe para mães, para compartilhar experiências, artigos importantes, dicas imperdíveis, para que as mamães se sintam mais seguras, tranquilas e felizes. Afinal cuidar de um bebê é uma experiência cheia de aventuras e emoções, mas que envolve muito medo, dúvida e ansiedade. A intenção desse Blog é tornar esses momentos de total harmonia e vínculo do bebê com a mamãe, para que ambos estejam plenos e felizes e cada vez mais apaixonados...

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Linguagem corporal dos bebês e o choro


As mães acabam aprendendo com o tempo a reconhecer o choro dos bebês, mas isso, quando eles já estão maiorzinhos e o choro é mais controlável. E quando o bebê chega em casa da maternidade e uma mãe recém-nascida não tem a menor idéia do que significa? Ela normalmente age na tentativa e erro, ou seja, oferece leite, se não resolve, troca a fralda, nina o bebê, coloca a chupeta na boca dele e depois, quando nada disso resolveu e o choro já está fora de controle, a mãe entra em pânico.
Seria ótimo um manual ou um aplicativo de celular que reconhecesse o choro e o legendasse para a mãe, não é?
Pois é, recentemente li um artigo que falava sobre linguagem corporal dos bebês que dizia que todos os bebês choram da mesma forma até os três meses, em qualquer lugar do mundo e em qualquer raça.
Ou seja, eles mantém um padrão primitivo de choro, baseado em reflexos, que é a forma do bebê dizer o que está precisando pra mamãe.



Existem basicamente 5 tipos de choro:

1- O choro da Fome: É baseado no reflexo que o bebê faz pra sugar, o som é parecido com um "né"
Fazem movimentos virando para o lado e estendendo o pescoço (com a boca bastante aberta), contraem os lábios, enrolam a língua para os lados, fazendo uma movimento de rotação, colocam as mãos na boca, sugando, arqueiam as costas a procura do seio ou da mamadeira.

2- O choro do sono: É baseado no reflexo do bocejo, abrindo a boca, o som é parecido com um "aun", a boca fica com um formato ovalar.
Podem mover-se de um lado para o outro, as vezes ficam com a cabeça pendendo, olhos vermelhos, congestionados, que se abrem lentamente e depois mais rápido e depois fecham da mesma forma várias vezes. ficam com um olhar parado, perdido, olhando para o nada, bocejam, batem as pernas, os braços e as mãos de forma descordenada, podendo arranhar o rosto, agarram as orelhas, esfregam os olhos e se afastam da mãe ou de um objeto. Se estiverem no seio, podem enterrar a cabeça por baixo dos seios, como se quisessem se isolar do mundo.

3- O choro do desconforto (gases, frio, calor, dor): Tem som de "heh"
Podem ficar com a aparência de alguém que está gritando, sem produção de nenhum som; finalmente um suspiro precede um gemido audível, enrolam a lingua para cima como uma lagartixa, sem sucção. Fazem careta, enrugam o rosto, ficam ofegantes, podem fazer uma expressão similar a um sorriso. Podem bater os braços e as pernas descordenadamente. Podem ficar rígidos e puxar as pernas contra o peito. Se o desconforto é por fralda suja, podem ficar contorcendo o corpo, movendo o bumbum de um lado para o outro. Se for por frio, a pele pode ficar arrepiada, as extremidades azuladas, o lábio inferior tremendo, ter calafrios; Se for por calor, a pele fica grudenta e suada.

4- Choro do arroto: Contrai o tórax e o abdome e produz o som de "ehh"

5- Choro da cólica: Choro mais sofrido, mais gritado, mais nervoso e mais agudo com som de "err". O bebê pode puxar as pernas contra o peito, olhos lacrimejando, com o rosto vermelho.

Mas, vale sempre lembrar que essas dicas só funcionam até os bebês completarem 3 meses, após esse período, o desenvolvimento dos bebês pode fazer com que eles adquiram características individuais, mas até lá as mamães já estão bastante familiarizadas com os seus bebês e podem identificar seus choros.

Não deixe de assistir ao video: http://gnt.globo.com/maes-e-filhos/dicas/Conheca-os-diferentes-tipos-de-choro-de-bebe.shtml




Nenhum comentário:

Postar um comentário